quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Movimento Zeitgeist




Iniciado em 2008, o Movimento Zeitgeist é formado por pessoas que advogam a sustentabilidade, organizadas numa rede global, através de grupos nacionais (Capítulos) e grupos regionais (Sub-Capítulos), com acções de sensibilização, equipas de projecto, eventos anuais, Media e voluntariado junto da comunidade.

O objectivo principal do Movimento é o reconhecimento de que a maioria dos problemas sociais que afligem o Homem neste momento não são unicamente o resultado de corrupção institucional, de escassez, de uma estratégia política, de uma falha inerente à "natureza humana", ou outras hipóteses normalmente apontadas pela comunidade activista. Ao contrário, o Movimento reconhece que questões como a pobreza, a corrupção, o colapso das instituições, os sem-abrigo, a guerra, a fome e outras são "sintomas", consequências de uma estrutura social ultrapassada. Embora sejam de interesse para o Movimento Zeitgeist as etapas intermediárias de reforma e de apoio temporário à comunidade, o objectivo do Movimento é definir um novo modelo socioeconómico baseado numa gestão, localização e distribuição de recursos tecnicamente responsável, aplicando o método científico para a resolução de problemas e para encontrar soluções optimizadas.

Este novo "Modelo Económico Baseado em Recursos" baseia-se numa abordagem técnica e directa para a gestão social em oposição a uma gestão monetária ou política. Baseia-se em actualizar o funcionamento da sociedade utilizando os métodos mais avançados e comprovados que a ciência tem a oferecer, deixando para trás os males e as inibições limitadoras que são gerados pelo nosso sistema actual de troca monetária, pelo lucro, pelas empresas e outros componentes da estrutura e motivação da sociedade actual.

O Movimento é fiel a uma linha de pensamento, e não a pessoas ou instituições. Por outras palavras, a tese defendida é que através do uso da pesquisa orientada ao bem social e dos conhecimentos da ciência e tecnologia, somos agora capazes de chegar logicamente a aplicações sociais que podem ser profundamente mais eficazes para satisfazer as necessidades da população humana. De facto, isto é de tal forma verdade, que não há razão para aceitar que a guerra, a pobreza, a maioria dos crimes e muitos outros efeitos da escassez artificial gerada pelo sistema monetário, comuns no nosso modelo actual, não possam ser resolvidos ao longo do tempo.

As campanhas de activismo e consciencialização do Movimento tem objectivos tanto de curto como de longo prazo. O objectivo final, que é a transição para um Modelo Económico Baseado em Recursos, é a linha condutora do Movimento. No entanto, até lá chegarmos, o Movimento também reconhece a necessidade de reformas, tal como outras técnicas de transição, juntamente com o apoio directo à comunidade.

Por exemplo, enquanto que a "Reforma Monetária" por si própria não é uma solução final proposta pelo Movimento, tais abordagens legislativas são consideradas válidas e com mérito, para a manutenção da integridade social no contexto da transição. Da mesma forma, os bancos alimentares e de roupas e outros projectos de apoio, direccionados para ajudar aqueles que necessitam de ajuda hoje, também não são considerados soluções a longo prazo; são considerados válidos no contexto de ajuda aos outros num momento de necessidade, para além da sensibilização para o objectivo principal.

O Movimento Zeitgeist não presta vassalagem a um país ou a plataformas políticas tradicionais. Ele vê o mundo como um sistema único e a espécie humana como uma única família, e reconhece que todos os países devem desarmar-se e aprender a compartilhar recursos e ideias se queremos sobreviver por mais tempo. Assim, as soluções às quais se chegou, promovidas pelo Movimento, são de interesse para ajudar a todos no planeta Terra, e não apenas a um grupo selecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...